Configurando o Postman para realizar os testes dos fluxos
Abaixo estão os passos necessários para configurar o Postman para realizar os testes de validação dos fluxos de Transmissão e Recepção da plataforma de Open Insurance de uma Seguradora, utilizando a Seguradora Modelo.
Download do Postman
O postman é uma ferramenta largamente utilizada para validações e testes de APIs. Para utilizar a mesma, siga as instruções do site oficial clicando aqui, para realizar o Download e instalar o Postman em sua máquina. Ele funciona tanto em Windows, Linux e Mac.
Download dos certificados necessários para realizar as chamadas com MTLS
Algumas chamadas dos fluxos de recepção, quando testados via Postman, precisam dos certificados da Seguradora que está fazendo o papel da transmissora para realizar o mutual TLS. Via backend este processo é realizado pelo fluxo de DCR, porém via uma chamada direta via Postman é necessário possuir estes certificados configurados no client que está realizando as chamadas.
Os certificados abaixo são os certificados da Seguradora Modelo. Caso seu objetivo seja realizar os testes incluindo o mTLS de alguma outra seguradora, será necessário utilizar os certificados desta seguradora.
Também é possível utilizar o proxy do MockInsurance, que realiza o tratamento do mTLS e não necessita desta etapa de configuração dos certificados. A utilização deste proxy é explicada na página Testando o Fluxo de Recepção.
Configurando os certificados no Postman
O próximo passo é abrir o Postman e acessar o painel de Configurações, clicando no ícone de engrenagem e em seguida no item de menu Settings.
Nesta janela, acesse a aba Certificates e clique em Add certificate.
Na janela que se segue, insira o host do domínio da seguradora detentora dos certificados.
No caso da Seguradora Modelo adicione o valor api-mockin.opinbrasil.com.br
neste campo, o arquivo de certificado brcac-mockinsurance.pem
no campo CRT file, o arquivo brcac-mockinsurance.key
no campo KEY file e clique em Add.
Após esta etapa o certificado deve aparecer na aba Certificates da tela de Settings como abaixo.
Desabilitando o parâmetro de No-Follow-Redirects
Além dos certificados, é importante desabilitar o parâmetro No-Follow-Redirects do Postman, uma vez que algumas chamadas do fluxo retornam um status de Redirect para o Postman (http status code 3xx), resultando em um comportamento inesperado nos testes.
Para isso, devemos abrir novamente a tela de Settings.
Em seguida, na própria aba General devemos desabilitar o parâmetro Automatically follow redirects, conforme a imagem abaixo.
Pronto!
Você está com seu Postman configurado para executar as chamadas dos fluxos de Transmissão e Recepção, validando estas jornadas com as APIs da Seguradora Modelo.