Home Testando o Fluxo de Recepção pelas APIs da Seguradora Modelo
Post
Cancelar

Testando o Fluxo de Recepção pelas APIs da Seguradora Modelo

Testando o Fluxo de Recepção pelas APIs da Seguradora Modelo

O objetivo desta página é documentar o passo a passo da validação das APIs de uma Seguradora participante do Open Insurance Brasil, para seu fluxo de Recepção de dados (inicializadora), utilizando as APIs da Seguradora Modelo do MockInsurance que faz o papel de Transmissora de Dados (validadora).

Pré Requisitos

Para realizar as validações das APIs pelo Postman, é necessário primeiro seguir as instruções de configuração presentes na página Configurando o Postman.

Download das collections e environment variables do Postman

Você pode realizar o download da collection do Postman do fluxo de Transmissão de Dados da Seguradora Modelo Clicando Aqui!

O download das variáveis de ambiente a serem utilizadas pelo Postman nestas chamadas às APIs pode ser realizado Clicando Aqui!

Importando os arquivos no Postman

Clique no botão import no menu lateral esquerdo.

Na janela que aparece, arraste o arquivo contendo a collection e também o arquivo com as variáveis de ambiente.

Depois do Postman realizar a carga inicial dos arquivos, clique em Import.

Utilizando o proxy do MockInsurance para coletar os dados da transmissora

O MockInsurance conta com um Proxy que realiza todo o processo de negociação do mTLS nas chamadas com a transmissora de dados da Seguradora Modelo, facilitando qualquer teste realizado diretamente nas APIs de coleta de dados da transmissora. Para utilizar este proxy, caso seja necessário, ao invés de utilizar a URI especificada na collection do Postman (exemplo da chamada para listar os recursos):

/open-insurance/resources/v1

Utilizar a mesma chamada, passando esta URI como parâmetro da URI do proxy do MockInsurance:

/api/management/consents/v1/consents//proxy?link=/open-insurance/resources/v1

Um detalhe importante é que o ID do Consentimento deve ser passado para o Proxy por questões de validações de segurança.

Executando as chamadas do fluxo de Transmissão partindo da Seguradora Modelo

Antes de executar as chamadas do Fluxo de Transmissão é necessário selecionar as variáreis de ambiente importadas anteriormente no Postman. Você pode realizar esta etapa clicando no ícone No Environment no canto superior direito da janela do Postman e selecionando Mock Insurance DEV, conforme a imagem abaixo.

brand_id utilizado no processo de criação de um consentimento

Para utilizar uma Seguradora no papel de Transmissora de Dados, você deve utilizar o brand_id/AuthorisationServerId dela na etapa de Criação do Consentimento. Apesar do mesmo se encontrar no Diretório de Sandbox Central de Participantes, por questões de facilidade de acesso, caso queira utilizar a própria Seguradora Modelo neste processo é só utilizar o id a seguir: 9ad637a3-99ef-48a4-bd6a-04e1e34ff4b0

Este valor também deve ser configurado na variável do postman chamada brand_id

Esta configuração em todas as chamadas de APIs é essencial para que cada seguradora participante consiga rastrear as próprias chamadas técnicas, consentimentos e métricas na interface do próprio MockInsurance, além de ser necessária para a utilização dos Mocks Personalizados por seguradora e na necessidade de qualquer investigação técnica.

CPF do usuário a ser utilizado no fluxo de Transmissão

O Consentimento criado é atrelado a um CPF ou CNPJs específicos. O CPF padrão existente na Seguradora Modelo utilizada para qualquer teste é o de número 12345678909.

Lembrando que este ID (CPF/CNPJ) deve ser o mesmo tanto para o participante Transmissor quanto para o participante Receptor. Caso você necessite realizar um teste com um CPF diferente, utilize a funcionalidade de atualização dos campos CPF e CNPJ no Mockin.

A funcionalidade de atualização dos campos CPF e CNPJ no Mockin tem, como principal objetivo, garantir maior autonomia para os usuários em teste na ferramenta, permitindo que estes possam realizar quantos fluxos desejarem, com a quantidade de CPFs e/ou CNPJs que julgarem necessária.

Para realizar a atualização do(s) campos, basta seguir as etapas abaixo:

  1. Selecione o menu Configurações do Consentimento
  2. Atualize o campo que deseja modificar
  3. O Campo CPF é de uso obrigatório, mas atenção ao preenchimento do campo CNPJ, que é opcional - uma vez preenchido, o consentimento gerado seguirá o fluxo para empresa. Caso deseje fazer apenas jornadas Pessoa Física, mantenha o campo CNPJ sem preenchimento
  4. Clique em Salvar e está feita a sua atualização de campos CPF e/ou CNPJ. Sempre que desejar alterar a numeração destes documentos, basta repetir este processo.

Telas nas Jornadas

  1. Com as atualizações recentes no MockIn, uma forma de você se certificar de qual numeração está em uso para a jornada que você iniciou, basta identificar na parte superior da tela a informação: “O CPF utilizado neste fluxo é…” “O CPF utilizado neste fluxo é… e o CNPJ … “
  2. Caso deseje modificar a numeração, basta seguir para o menu “Configurações do Consentimento” e realizar o passo a passo.

Usuário e Senha a serem utilizados no fluxo de Transmissão, na chamada de login

O usuário e senha utilizados no momento do login do fluxo de transmissão são os mesmos utilizados para acessar o ambiente. Caso seja necessário realizar o teste com um CPF ou usuário diferente, favor requisitar a alteração do CPF atrelado à conta do participante utilizada, ou requisitar a criação de um novo usuário (e credenciais) para o participante em questão para o Service Desk.

Estas credenciais devem ser adicionadas nas variáveis de ambiente username e password do Postman, antes de realizar as chamadas de APIs.

Realizando a coleta dos dados na Seguradora Modelo

Ao criar o consentimento seguindo o fluxo do Open Insurance, a API de criação do Consentimento retornará automaticamente no campo authorization_url a URL a ser utilizado no redirect para o transmissor. Uma vez que o brand_id utilizado é o da Seguradora Modelo, este authorization_url apontará para a URL de autenticação da própria Seguradora Modelo.

Para iniciar o fluxo de chamadas às APIs da collection da Seguradora Modelo no fluxo de Transmissão você deve atualizar o valor da variável de ambiente do Postman authorization_url, com o valor exato retornado na API de criação do Consentimento (contendo URL + parâmetros de query string). Exemplo:

1
https://api-mockin.opinbrasil.com.br/orgs/mock-insurance/auth?client_id=2jSOcOcedOZE69L6...&scope=openid%20consent%3Aurn%3Amockinsur...

Agora você já tem tudo pronto para seguir executando/validando as demais chamadas do fluxo selecionado, pela collection do Postman.

Outros

Você também pode criar seus próprios Mocks personalizados para as APIs de Dados. Saiba como acessando a página Mocks Personalizados.

Existe ainda a possibilidade de utilizar a própria Seguradora Modelo do MockInsurance como Receptora e também como Transmissora, tendo assim um exemplo de todas as chamadas do fluxo completo de Recepção + Transmissão.

Conteúdo